Muitas pessoas têm as seguintes dúvidas sobre a carreira de gerente comercial: o que faz e qual sua importância para a expansão de um negócio? Porém, ao contrário do que muitos pensam, o gestor de vendas não é apenas um vendedor com um cargo mais elevado.
Tampouco é aquela figura que apenas pressiona o time para bater metas. Na verdade, é uma peça fundamental para o crescimento de uma empresa, pois os resultados são reflexo da sua liderança. A seguir, saiba mais sobre as funções desse cargo vital para as instituições!
Afinal, o que um gerente comercial faz?
O gerente comercial, também chamado de gestor de vendas, tem um papel de extrema importância em uma empresa. Afinal, cabe a ele traçar estratégias de vendas e comércio de produtos e serviços. Dentro desse processo, deve selecionar, treinar e motivar a equipe sob sua gestão.
Assim, ele é o responsável pelo alcance dos objetivos do negócio. Para isso, deve executar suas atribuições com a máxima eficácia possível. A seguir, conheça melhor as funções que cabem ao cargo.
Planejamento
O primeiro passo de toda tarefa bem-sucedida é o planejamento. Isso porque é preciso saber onde se pretende chegar para, então, traçar meios de conquistar esses objetivos. Desse modo, o gestor deve:
- delinear perfis ideais para a contratação;
- analisar todos os fatores que fazem parte do setor de vendas;
- mapear todo o processo do funil de vendas e da jornada de compra;
- definir objetivos e metas claras;
- apresentar as metas e estratégias para a equipe;
- estabelecer o papel de cada membro da equipe;
- estipular prazos limites para a conclusão.
Organização
Após planejar, a organização é um elemento crucial para que o que foi pretendido seja de fato alcançado. Nesse sentido, é necessário que o gerente comercial organize todos os passos. Para isso, é essencial:
- distribuir as tarefas conforme as competências de cada colaborador;
- estabelecer normas e regras para cada etapa;
- delegar responsabilidades;
- nomear as pessoas mais adequadas para cada função.
Direção
Além das habilidades técnicas, o gestor deve ter uma que o destaca no mercado: a liderança. Ser um líder significa saber conduzir sua equipe da melhor forma para alcançar os resultados desejados. Então, é necessário que ele saiba:
- criar um clima organizacional harmonioso e profissional;
- motivar a equipe de vendas;
- promover o engajamento do time;
- treinar os colaboradores para que se tornem uma equipe de alta performance;
- estimular o trabalho em equipe;
- orientar e apoiar seu time para que juntos tenham uma produtividade melhor.
Controle
Por fim, é preciso mensurar e acompanhar os resultados. Dessa maneira, a tomada de decisões será ainda mais assertiva. Então, o gerente comercial deve:
- acompanhar diariamente as atividades do time de vendas;
- conhecer indicadores e métricas relevantes para o negócio;
- solicitar e examinar informações e relatórios;
- analisar os números;
- corrigir falhar imediatamente ou o mais breve possível;
- monitorar o desempenho da equipe;
- controlar os resultados, procedimentos e comportamentos;
- readequar as estratégias sempre que necessário.
Outras atribuições
Além das atividades descritas, o gerente de vendas também tem outras, como:
- gestão de negócios;
- análise da concorrência;
- estudo sobre o mercado;
- relacionamento com clientes e fornecedores;
- posicionamento da marca;
- gestão financeira;
- planejamento estratégico da empresa;
- participação na contratação e qualificação dos colaboradores;
- gestão de pessoas e equipes.
Ou seja, a missão principal de um gerente comercial é liderar os profissionais de venda para cumprir as metas. Dessa forma, atuam no planejamento, organização, direção e controle do setor.
Mas não para por aí. Ele também têm atividades ligadas ao relacionamento com o cliente, tanto no pré quanto no pós-venda. Ainda, exerce funções de análise do mercado e da adoção de estratégias para impulsionar as vendas.
Que características compõem o perfil de um gestor comercial?
O gerente de vendas precisa ter domínio sobre o produto, a empresa e o mercado como um todo. Isso requer bastante conhecimento e dedicação. Além disso, há algumas habilidades que fazem com que ele execute seu trabalho de maneira eficiente e contribua para a expansão do negócio.
Logo, mais do que um administrador, o gestor deve ser um líder. Isto é, uma figura que guia e orienta sua equipe, que trabalha em conjunto para que todos sejam beneficiados com os resultados. Como resultado, não só a empresa alcança o sucesso como também há o desenvolvimento profissional de cada colaborador.
Para isso, é preciso que o gestor comercial tenha algumas características particulares desse cargo. A seguir, conheça algumas delas.
Espírito competitivo
A competitividade saudável é extremamente benéfica para a equipe, pois estimula os colaboradores. Como o time se espelha no líder, a atitude competitiva é a alavanca que traz a força para superar os desafios.
Ou seja, a competitividade aumenta a produtividade. Para isso, o líder deve sempre dar o seu melhor e inspirar seus colaboradores a se unirem com ele para vencer a concorrência e conquistar mais espaço no mercado.
Comprometimento
Somente quando a equipe está engajada em realizar as ações propostas é que conseguirá alcançar os resultados. O mesmo ocorre com o gerente de vendas. O comprometimento com cada tarefa é o segredo para a eficiência de cada uma delas.
Resiliência
A gestão de pessoas e negócios sempre apresenta certos conflitos e desafios. Para superá-los, é fundamental ser resiliente. Isto é, se adaptar às circunstâncias. Ainda, esperar, refletir e tomar as decisões mais adequadas para cada situação.
Além disso, a resiliência também envolve o aprendizado com falhas. Então, se algo for inevitável, o ideal é manter a calma e analisar qual experiência pode ser adquirida com o momento.
Ética
É fato que a ética e a responsabilidade são essenciais para qualquer cargo. Contudo, elas se tornam ainda mais importantes para um gerente comercial. Afinal, conforme já comentamos, toda a equipe enxerga o líder como um modelo a ser seguido.
Capacidade analítica
O setor de vendas é repleto de dados e indicadores. Por esse motivo, o gestor precisa saber enxergar todos os processos como um sistema. Em outras palavras, deve conseguir analisar os números e traduzi-los em estratégias de ação para sua equipe.
Capacitação
Uma equipe de alto desempenho é resultado de treinamentos. Igualmente, um gestor só se torna um líder de sucesso se souber desenvolver habilidades. Para isso, além de estimular e promover o aperfeiçoamento pessoal do seu time, o gerente precisa estar em constante atualização e expansão de conhecimentos.
Dessa forma, com o intuito de ampliar a experiência e a expertise, o ideal é contar com uma empresa especializada no desenvolvimento de talentos.
Enfim, agora que você já sabe mais sobre o gerente comercial, o que faz e quais características são essenciais, não deixe de desenvolver suas habilidades. Acredite: sempre há onde melhorar. E essa atitude é o que faz você se destacar no mercado.
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