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José Aquino

José Aquino

Gerente comercial: o que faz e que habilidades são essenciais

Muitas pessoas têm as seguintes dúvidas sobre a carreira de gerente comercial: o que faz e qual sua importância para a expansão de um negócio? Porém, ao contrário do que muitos pensam, o gestor de vendas não é apenas um vendedor com um cargo mais elevado.

Tampouco é aquela figura que apenas pressiona o time para bater metas. Na verdade, é uma peça fundamental para o crescimento de uma empresa, pois os resultados são reflexo da sua liderança. A seguir, saiba mais sobre as funções desse cargo vital para as instituições!

Afinal, o que um gerente comercial faz?

gerente comercial o que faz

O gerente comercial, também chamado de gestor de vendas, tem um papel de extrema importância em uma empresa. Afinal, cabe a ele traçar estratégias de vendas e comércio de produtos e serviços. Dentro desse processo, deve selecionar, treinar e motivar a equipe sob sua gestão.

Assim, ele é o responsável pelo alcance dos objetivos do negócio. Para isso, deve executar suas atribuições com a máxima eficácia possível. A seguir, conheça melhor as funções que cabem ao cargo.

Planejamento

O primeiro passo de toda tarefa bem-sucedida é o planejamento. Isso porque é preciso saber onde se pretende chegar para, então, traçar meios de conquistar esses objetivos. Desse modo, o gestor deve:

  • delinear perfis ideais para a contratação;
  • analisar todos os fatores que fazem parte do setor de vendas;
  • mapear todo o processo do funil de vendas e da jornada de compra;
  • definir objetivos e metas claras;
  • apresentar as metas e estratégias para a equipe;
  • estabelecer o papel de cada membro da equipe;
  • estipular prazos limites para a conclusão.

Organização

Após planejar, a organização é um elemento crucial para que o que foi pretendido seja de fato alcançado. Nesse sentido, é necessário que o gerente comercial organize todos os passos. Para isso, é essencial:

  • distribuir as tarefas conforme as competências de cada colaborador;
  • estabelecer normas e regras para cada etapa;
  • delegar responsabilidades;
  • nomear as pessoas mais adequadas para cada função.

Direção

Além das habilidades técnicas, o gestor deve ter uma que o destaca no mercado: a liderança. Ser um líder significa saber conduzir sua equipe da melhor forma para alcançar os resultados desejados. Então, é necessário que ele saiba:

  • criar um clima organizacional harmonioso e profissional;
  • motivar a equipe de vendas;
  • promover o engajamento do time;
  • treinar os colaboradores para que se tornem uma equipe de alta performance;
  • estimular o trabalho em equipe;
  • orientar e apoiar seu time para que juntos tenham uma produtividade melhor.

Controle

Por fim, é preciso mensurar e acompanhar os resultados. Dessa maneira, a tomada de decisões será ainda mais assertiva. Então, o gerente comercial deve:

  • acompanhar diariamente as atividades do time de vendas;
  • conhecer indicadores e métricas relevantes para o negócio;
  • solicitar e examinar informações e relatórios;
  • analisar os números;
  • corrigir falhar imediatamente ou o mais breve possível;
  • monitorar o desempenho da equipe;
  • controlar os resultados, procedimentos e comportamentos;
  • readequar as estratégias sempre que necessário.

Outras atribuições

Além das atividades descritas, o gerente de vendas também tem outras, como:

  • gestão de negócios;
  • análise da concorrência;
  • estudo sobre o mercado;
  • relacionamento com clientes e fornecedores;
  • posicionamento da marca;
  • gestão financeira;
  • planejamento estratégico da empresa;
  • participação na contratação e qualificação dos colaboradores;
  • gestão de pessoas e equipes.

Ou seja, a missão principal de um gerente comercial é liderar os profissionais de venda para cumprir as metas. Dessa forma, atuam no planejamento, organização, direção e controle do setor.

Mas não para por aí. Ele também têm atividades ligadas ao relacionamento com o cliente, tanto no pré quanto no pós-venda. Ainda, exerce funções de análise do mercado e da adoção de estratégias para impulsionar as vendas.

Que características compõem o perfil de um gestor comercial?

perfil gerente comercial o que faz

O gerente de vendas precisa ter domínio sobre o produto, a empresa e o mercado como um todo. Isso requer bastante conhecimento e dedicação. Além disso, há algumas habilidades que fazem com que ele execute seu trabalho de maneira eficiente e contribua para a expansão do negócio.

Logo, mais do que um administrador, o gestor deve ser um líder. Isto é, uma figura que guia e orienta sua equipe, que trabalha em conjunto para que todos sejam beneficiados com os resultados. Como resultado, não só a empresa alcança o sucesso como também há o desenvolvimento profissional de cada colaborador.

Para isso, é preciso que o gestor comercial tenha algumas características particulares desse cargo. A seguir, conheça algumas delas.

Espírito competitivo

A competitividade saudável é extremamente benéfica para a equipe, pois estimula os colaboradores. Como o time se espelha no líder, a atitude competitiva é a alavanca que traz a força para superar os desafios.

Ou seja, a competitividade aumenta a produtividade. Para isso, o líder deve sempre dar o seu melhor e inspirar seus colaboradores a se unirem com ele para vencer a concorrência e conquistar mais espaço no mercado.

Comprometimento

Somente quando a equipe está engajada em realizar as ações propostas é que conseguirá alcançar os resultados. O mesmo ocorre com o gerente de vendas. O comprometimento com cada tarefa é o segredo para a eficiência de cada uma delas.

Resiliência

A gestão de pessoas e negócios sempre apresenta certos conflitos e desafios. Para superá-los, é fundamental ser resiliente. Isto é, se adaptar às circunstâncias. Ainda, esperar, refletir e tomar as decisões mais adequadas para cada situação.

Além disso, a resiliência também envolve o aprendizado com falhas. Então, se algo for inevitável, o ideal é manter a calma e analisar qual experiência pode ser adquirida com o momento.

Ética

É fato que a ética e a responsabilidade são essenciais para qualquer cargo. Contudo, elas se tornam ainda mais importantes para um gerente comercial. Afinal, conforme já comentamos, toda a equipe enxerga o líder como um modelo a ser seguido.

Capacidade analítica

O setor de vendas é repleto de dados e indicadores. Por esse motivo, o gestor precisa saber enxergar todos os processos como um sistema. Em outras palavras, deve conseguir analisar os números e traduzi-los em estratégias de ação para sua equipe.

Capacitação

Uma equipe de alto desempenho é resultado de treinamentos. Igualmente, um gestor só se torna um líder de sucesso se souber desenvolver habilidades. Para isso, além de estimular e promover o aperfeiçoamento pessoal do seu time, o gerente precisa estar em constante atualização e expansão de conhecimentos.

Dessa forma, com o intuito de ampliar a experiência e a expertise, o ideal é contar com uma empresa especializada no desenvolvimento de talentos.

Enfim, agora que você já sabe mais sobre o gerente comercial, o que faz e quais características são essenciais, não deixe de desenvolver suas habilidades. Acredite: sempre há onde melhorar. E essa atitude é o que faz você se destacar no mercado.

Quer trilhar o caminho do sucesso? Então, entre em contato com a Avancorp agora mesmo e saiba como podemos ajudar você a se tornar um líder!

José Aquino

Especialista em Estratégia, Vendas, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, fez carreira como executivo em empresas de diferentes segmentos, inclusive fora do país. Curioso por natureza e interessado em compreender mais sobre o ser humano, também estudou Psicologia Positiva, Neurociência, Coaching e PNL. É palestrante da Semana Global do Empreendedorismo, integrou o Comitê de Capital Humano da Câmara Sueca de Comércio, é autor de dezenas de artigos e é co-autor do livro “Coaching: grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional”.

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