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José Aquino

José Aquino

Treinamento de Vendas: Descubra Como e Por Que Investir na Empresa

Conquistar resultados positivos é um grande desafio para os gestores no cenário atual. Por isso, investir em treinamento de vendas se tornou uma estratégia fundamental, pois o sucesso de um negócio é proporcional à preparação da sua equipe.

O motivo é que um time de alta performance oferece uma excelente experiência ao cliente desde o primeiro contato. Como resultado, há mais chances de atrair público e promover a marca, facilitando o alcance dos objetivos da empresa.

Quer saber mais sobre as vantagens de ter um time qualificado? Neste post, você entenderá como e por que apostar no treinamento de vendas. Acompanhe e impulsione seus resultados!

Saiba por que investir em treinamento de vendas para a equipe

Não é segredo que o sucesso de uma empresa depende do resultado de vendas  e há muitas formas para se fazer isso.

Alguns exemplos são as campanhas de marketing, ações promocionais , upsell e cross sell. Mas nenhuma delas dará resultados bons se o time de vendas não estiver bem preparado.

Afinal, não adianta ter um produto de qualidade, com preço adequado e uma campanha efetiva de marketing, se o profissional não souber como conduzir o cliente pela jornada de compra.

Também há casos em que o vendedor tem certo preparo. Porém, uma única pergunta inesperada pode colocar tudo a perder. Por esse motivo, investir no treinamento de vendas é crucial para ter uma equipe de alto desempenho e completamente preparada para todas as situações.

Descubra os benefícios para a empresa

Os hábitos de consumo mudaram. Atualmente, é preciso contar com um time bem preparado para que a compra não seja apenas uma aquisição, mas sim, uma experiência marcante para o cliente.

Além do aumento das vendas, investir em treinamento também beneficia a empresa em outros aspectos. A seguir, conheça os principais.

Melhora o clima organizacional

O desenvolvimento profissional traz a compreensão da importância de trabalhar em equipe e da colaboração para que todos cresçam ao mesmo tempo. Assim, também há dinâmicas e outras ações que contribuem para melhorar o relacionamento entre os funcionários.

Outro ponto importante é que um bom treinamento facilita a introdução de um novo colaborador. Dessa maneira, ele vai se familiarizar mais rápido com a cultura da empresa e com outros trabalhadores. Então, contribuirá da maneira mais correta para a produtividade.

Aumenta a motivação dos colaboradores

Um bom treinamento de vendas faz com que sua equipe trabalhe com mais eficácia. Como resultado, haverá um retorno maior, tanto para a empresa quanto para os profissionais, que se sentirão mais engajados.

Ainda há o fato de que o colaborador motivado  se interessa em aperfeiçoar a própria carreira. Desse modo, ele mesmo procura meios de se qualificar mais.

Favorece o alcance de metas

O desenvolvimento profissional é essencial para aumentar a produtividade. Assim, as metas são alcançadas mais facilmente.

Além disso, o gerente comercial consegue definir metas maiores. Afinal, um time bem capacitado é capaz de atingi-las sem grandes dificuldades. Isso porque ele as encara como um desafio dado por quem conhece sua capacidade de superá-lo.

Facilita a atração e retenção de talentos

Outra vantagem é que os colaboradores desenvolvem habilidades e competências correspondentes a cargos de mais responsabilidade e com melhor remuneração, ajudando na promoção. Assim, haverá mais dedicação, isto é, eles serão pontuais e farão questão de mostrar mais produtividade e engajamento.

Ao mesmo tempo, outras pessoas também enxergam a valorização que a empresa dá ao colaborador. Então, passam a ver seu negócio como uma excelente oportunidade de trabalho e a querer fazer parte desse time de sucesso.

Reduz custos

O treinamento de vendas é um investimento. Logo, oferece retorno. Então, ao desenvolver habilidades, a empresa consegue reduzir custos gerados por erros de operação, turnover e perda de vendas.

Veja por onde começar

Um bom gerente comercial deve exercer o papel de líder. Para isso, é essencial estimular o engajamento, a motivação e a colaboração da equipe sob sua gestão. Uma das melhores formas de fazer isso é implementar um programa de treinamento na empresa.

O primeiro passo é fazer um diagnóstico da equipe de vendas. Ou seja, identificar os pontos de melhoria. Isso pode ser feito por meio de questionários, reuniões, discussões em grupo e outras ações.

Em seguida, é hora de traçar os objetivos, isto é, definir o que se deseja alcançar com o treinamento. Alguns exemplos são:

  • avaliação de carteira de clientes;
  • melhora da prospecção de clientes;
  • geração de leads qualificados;
  • análise de KPIs;
  • follow-up mais eficaz;
  • abordagens direcionadas;
  • técnicas de negociação;
  • gestão de tempo e produtividade.

O passo seguinte é escolher uma empresa especializada no desenvolvimento de equipes. Por último, monitore os resultados após cada treinamento. Somente assim é possível identificar se os resultados estão sendo alcançados ou se é preciso mudar a estratégia.

Acompanhar os resultados também é importante para criar uma cultura de melhoria contínua na empresa. A avaliação frequente permite investir em treinamentos cada vez mais específicos. O resultado será a transformação do time em uma equipe de alta performance.

Contrate a empresa certa

O ideal é escolher uma empresa que faça um acompanhamento completo. Em outras palavras, que faça uma análise de operação e defina um modelo de negócios de acordo com a cultura e estrutura do negócio.

Também, que preste consultoria em vendas e negociação por meio de um plano de ação com métricas e processos de execução. Além disso, é importante que a empresa também defina perfis comportamentais para cada cargo. Esse ponto é de extrema importância para definir critérios de contratação e remanejamento de pessoal.

Outro aspecto importante é prestar consultoria ao gerente comercial, não apenas na definição dos processos, como também, em sua condução. Então, busque uma empresa que ofereça programas de capacitação personalizados ao seu negócio por meio de cursos, workshops e palestras.

Portanto, uma empresa que investe em treinamento de vendas tem uma série de benefícios Todas essas vantagens resultam no crescimento e no sucesso do negócio. Afinal, contará com uma equipe de alta performance, que estará preparada para encarar todos os desafios.

Quer esses resultados em sua empresa? Então, entre em contato com a Avancorp e saiba como podemos ajudar você a trilhar o caminho do sucesso!

José Aquino

Especialista em Estratégia, Vendas, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, fez carreira como executivo em empresas de diferentes segmentos, inclusive fora do país. Curioso por natureza e interessado em compreender mais sobre o ser humano, também estudou Psicologia Positiva, Neurociência, Coaching e PNL. É palestrante da Semana Global do Empreendedorismo, integrou o Comitê de Capital Humano da Câmara Sueca de Comércio, é autor de dezenas de artigos e é co-autor do livro “Coaching: grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional”.

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