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José Aquino

José Aquino

Estratégia corporativa: entenda o que é e conquiste vantagem competitiva para o seu negócio

O mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo. Isso ocorre principalmente por conta dos avanços da tecnologia e das mudanças nos hábitos dos consumidores. Por isso, é necessário adotar uma estratégia corporativa eficaz para conquistar vantagem competitiva.

O mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo. Isso ocorre principalmente por conta dos avanços da tecnologia e das mudanças nos hábitos dos consumidores. Por isso, é necessário adotar uma estratégia corporativa eficaz para conquistar vantagem competitiva.

Ao elaborar e seguir uma boa estratégia, o gestor se torna um líder e, assim, cria uma equipe de alta performance.

Como resultado, seu negócio consegue alcançar os objetivos a curto, médio e longo prazo. Apesar da importância do tema, muitos ainda têm muitas dúvidas, especialmente sobre como elaborar uma estratégia assertiva.

Se esse também é o seu caso, não deixe de acompanhar este post até o final.

A seguir, você entenderá o conceito e, ainda, verá como fazer uma estratégia para melhorar os resultados do seu negócio. Acompanhe!

Saiba o que é estratégia corporativa

o que e estrategia corporativa

Antes de mais nada, precisamos entender bem o que é estratégia corporativa. Em resumo, é o conjunto de ações que uma empresa adota para conquistar seus objetivos. Ou seja, é como se fosse uma rota que a organização traça com a finalidade de alcançar suas metas.

Então, a estratégia empresarial, como também é chamada, tem o propósito de guiar as ações com base nos recursos disponíveis.

Assim, seu objetivo é o de fazer com que a empresa tenha um desempenho melhor que o de seus concorrentes.

Isso envolve decisões sobre os produtos e serviços oferecidos, bem como o mercado, a posição atual da empresa e onde pretende chegar. Por esse motivo, a estratégia corporativa tem forte influência de quem a lidera, isto é, do gestor.

Observe um case de sucesso

case estrategia corporativa

Vamos a um exemplo de uma estratégia corporativa eficaz. A GOL Linhas Aéreas optou por uma estratégia competitiva de preço baixo.

Dessa forma, conquistou clientes da classe C e parte da B que não tinham o hábito de viajar de avião. Logo, o diferencial foi oferecer passagens mais baratas.

Como ela conseguiu isso sem ter prejuízo?

Investiu em aviões mais modernos, que exigem gastos menores com combustível, e otimizou as manutenções das aeronaves. Além disso, deixou de servir comidas quentes e bebidas alcoólicas, pois têm custo mais elevado.

Também optou por aumentar a produtividade com aviões sempre em viagem e reduziu para apenas 10% os funcionários administrativos.

Então, os gestores analisaram o mercado, identificaram uma boa oportunidade e miraram em um público-alvo que não era atendido. Assim, avaliou a própria empresa, seus recursos e traçaram estratégias empresariais para que conquistassem o objetivo.

Esse foi um exemplo de estratégia competitiva de custo, em que o foco é ser mais barato que a concorrência.

Mas a estratégia pode ser, por exemplo, competitiva em diferenciação.

O objetivo ainda é ganhar mercado dos concorrentes, mas sem diminuir o preço. Um exemplo é a Apple, que cria produtos diferenciados, tornando a comparação com os concorrentes mais difícil e trabalhando conceitos subjetivos na tomada de decisão do cliente.

Diferencie estratégia e planejamento

diferenca estrategia e planejamento

A todo instante, inúmeros gestores têm ideias para ganhar vantagem competitiva. Porém, uma grande parcela não tem sucesso. Um dos motivos é que não entendem a diferença entre estratégia corporativa e planejamento.

De fato, o planejamento é essencial para a expansão de um negócio. Afinal, é através dele que a empresa define os objetivos e o melhor caminho para alcançá-los.

O planejamento ajuda a obter e aplicar os recursos para concretizar o que foi definido. Também, dá meios de engajar a equipe para melhorar seu desempenho. Além do mais, monitora o progresso para prever e evitar falhas.

Por sua vez, a estratégia corporativa nada mais é que o planejamento em ação.

São todas as ações tomadas que levarão ao sucesso. Por esse motivo, é feita de forma consciente e racional pelos gestores, que determinarão um padrão de reação dentro do contexto no qual a empresa está inserida.

Descubra por que a estratégia corporativa é essencial

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O objetivo de todo empreendedor é fazer com que a empresa prospere e alcance um excelente patamar no cenário. Porém, estudos apontam que a maioria das empresas no Brasil não duram 10 anos e que 1 a cada 5 fecham suas portas após apenas 1 ano de abertura.

Um dos principais motivos é a falta de estratégia corporativa. Isto é, muitos negócios surgem sem planejamento. Algumas conseguem se manter e, em certos casos, crescer. Mas, conforme comentamos, o mercado é dinâmico.

Além das reviravoltas econômicas, políticas e tecnológicas, os hábitos dos consumidores mudam constantemente. E é preciso que as organizações acompanhem essas transformações. Caso contrário, não sobreviverão.

Assim sendo, a estratégia empresarial é fundamental para se destacar em um mercado competitivo, pois ajuda a alcançar resultados diferenciados com organização, controle e inovação.

Quando aplicada a uma empresa que está iniciando, a estratégia é que vai nortear todas as ações para o sucesso. Isso porque permite conhecer suas potencialidades e limitações, reduzindo a chance de falhas.

Por outro lado, quando a empresa já atua no mercado, a estratégia corporativa é indispensável para fazer os gestores repensarem a forma de operação. Então, as reestruturações podem ser tanto operacionais, quanto financeiras ou, até mesmo, nos produtos e serviços oferecidos.

Portanto, elaborar uma boa estratégia é a chave para que líderes e equipes entendam como a empresa se formou, como ela está posicionada no mercado, onde pretende chegar e o que fazer para conquistar esse lugar.

Veja como é uma estratégia eficiente

estrategia corporativa eficiente

É preciso que a estratégia seja assertiva para que a empresa cresça e conquiste diferencial competitivo. Para isso, deve definir quais indicadores serão analisados, bem como deve detalhar as ações que deverão acontecer a curto, médio e longo prazo.

Portanto, ter uma administração de sucesso significa adotar as ações estratégicas, gerenciá-las e buscar os recursos necessários para alcançar os objetivos.

A clareza sobre o presente e sobre os passos a serem tomados são cruciais para dar condições para que a equipe saiba como agir. Além do mais, dá mais segurança à empresa, pois gera parâmetros para:

  • direcionar os custos;
  • estipular o papel de cada um dentro da empresa;
  • engajar a equipe;
  • definir o perfil de pessoas a serem contratadas;
  • melhorar a comunicação com o mercado;
  • identificar oportunidades de melhoria;
  • criar soluções para os problemas prioritários;
  • organizar as etapas para conquistar os objetivos;
  • formar uma equipe de alta performance.

Logo, para que uma estratégia seja eficiente, não pode ser rígida. É necessário que tenha flexibilidade para que o líder realize ajustes sempre que for necessário.

Do mesmo modo, é preciso trabalhar a liderança situacional. Isto é, que o líder tenha a habilidade de se adaptar às variações do cenário.

Um líder situacional se baseia em dados relevantes e leva em consideração diferentes pontos, como as forças e fraquezas do negócio.

Com isso, sabe conduzir sua equipe da melhor maneira, sabe extrair o melhor de cada um e, dessa forma, consegue criar um time de alta performance composto por colaboradores motivados a se dedicarem cada vez mais.

Afinal, sabem que o sucesso da empresa significa o próprio sucesso.

Entenda por que a liderança situacional é importante para a estratégia

estrategia corporativa e lideranca situacional

Não adianta ter um bom planejamento se o líder não estiver preparado para a liderança situacional, com a habilidade de se adaptar às variações do cenário. Os dados mudam com velocidade e as forças e fraquezas do negócio são dinâmicas.

Saber conduzir sua equipe da melhor maneira, sabe extrair o melhor de cada um e, dessa forma, conseguir criar um time de alta performance composto por colaboradores motivados a se dedicarem cada vez mais é fundamental para que a empresa consiga executar o planejamento e cumprir os objetivos definidos na estratégia.

Dessa maneira, além de outras responsabilidades, cabe ao líder:

  • informar aos colaboradores o que é esperado de cada um e como devem realizar cada tarefa. Desse modo, os membros da equipe se sentem mais seguros e confiantes, além de poderem criar formas efetivas de se auto gerenciarem;
  • treinar o time constantemente. Para isso, é necessário monitorar suas ações e resultados;
  • extrair o melhor de cada membro da equipe, trabalhando a motivação;
  • incentivar o crescimento profissional dos colaboradores;
  • buscar soluções para os desafios da equipe e da empresa.

Um líder não é formado de um dia para o outro.

Além de ter conhecimento sobre o setor e a empresa, precisa desenvolver habilidades, já que sempre existe espaço para desenvolver um pouco mais das próprias competências.

A liderança situacional traz uma série de vantagens para a empresa, como:

  • melhora da relação entre os colaboradores — diminui os conflitos internos e colabora para um bom clima organizacional, onde todos se sentem bem ao trabalhar. Como resultado, há mais produtividade da equipe;
  • torna a comunicação mais eficaz — assim, permite que as ações sejam transmitidas aos funcionários da maneira mais clara possível;
  • aumenta a proatividade — com as funções bem delegadas e ações detalhadas, os membros da equipe desenvolvem mais autonomia.

Com isso, a empresa alcança resultados cada vez melhores e conquista uma excelente vantagem competitiva, que é a finalidade da estratégia corporativa.

Compreenda os tipos de estratégias empresariais

quais os tipos de estrategias corporativas

São aquelas que visam o aumento dos lucros, da participação no mercado ou das vendas, por exemplo.

Em resumo, o objetivo é aumentar o valor da empresa. Para isso, deve-se analisar o mercado e a própria empresa para, então, identificar oportunidades de desenvolvimento.

A seguir, veja alguns exemplos de estratégias de crescimento:

  • inovação — refere-se à criação de um produto ou serviço que ainda não exista no mercado ou que não se encontra disponível para determinado segmento da população. Além disso, essa é a estratégia mais utilizada por empresas do setor tecnológico, pois precisam frequentemente colocar novos lançamentos no mercado;
  • joint venture — ocorre quando duas ou mais empresas se unem para a criação de um novo produto. Normalmente, uma delas entra com o capital necessário, enquanto a outra com a tecnologia, infraestrutura ou mão de obra;
  • expansão — esse processo deve ser muito bem planejado para que não haja riscos de perder investimentos. Assim, deve ser feito com muita atenção e no timing correto;
  • internacionalização — é quando a empresa passa a atuar também fora do país.

Geralmente, quando uma empresa deseja crescer, o caminho mais comumente adotado é o de conquistar novos clientes.

Para alcançar esse objetivo, o gestor deve levar em consideração uma série de fatores, como recursos disponíveis, público que deseja atingir, concorrência, entre outros.

Entretanto, nada disso será o suficiente se os colaboradores não estiverem bem preparados. Então, seja qual for a estratégia escolhida, é muito importante preparar a equipe por meio de treinamentos específicos. Vale ressaltar que essas capacitações devem ser constantes.

Assim, seu time estará sempre atualizado sobre como agir de acordo com o momento do mercado.

Estratégias de investimento

As estratégias de investimento são as principais dentro de um planejamento da empresa.

O foco delas é a utilização dos recursos financeiros. Por esse motivo, devem ser muito bem analisadas. Caso contrário, poderá haver falhas e, como consequência, prejuízo para a organização.

Dessa maneira, uma estratégia de investimento só deve ser feita quando o gestor conhece muito bem tanto o mercado onde a empresa atua, quanto a própria organização, seus concorrentes, fornecedores e clientes.

Após avaliar todos esses fatores, o gestor consegue identificar qual setor receberá o investimento.

Então, para ter sucesso com essa estratégia é preciso planejar-se muito bem e encontrar meios de extrair o máximo com os recursos disponíveis ou a serem adquiridos.

Estratégias de manutenção

Por fim, as empresas também podem optar por estratégias de manutenção, que é vista como defensiva.

Ela é a melhor opção quando uma companhia identifica ameaças à sua sobrevivência no mercado, mas, ao mesmo tempo, tem pontos fortes para superar esses obstáculos, como recursos financeiros e humanos.

Esses pontos possibilitam que os líderes determinem quais ações são necessárias para que a empresa se mantenha ativa. Daí vem o nome de estratégia de manutenção.

Dessa maneira, esse tipo de estratégia visa o fortalecimento dos pontos fortes enquanto minimiza os pontos fracos.

Conheça exemplos de estratégias

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Para que você entenda melhor sobre estratégias corporativas, trouxemos alguns exemplos que são muito utilizados nos negócios. Acompanhe.

Análise SWOT ou FOFA

Trata-se de uma ferramenta muito importante na gestão, pois permite fazer uma escolha com mais chances de sucesso.

SWOT é a sigla formada pelas iniciais das seguintes palavras em inglês: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Por isso, muitas pessoas adotaram a sigla FOFA — forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Essa análise consiste em levar em consideração todos os fatores tanto no ambiente externo (fornecedores, concorrentes, clientes, substitutos) quanto no interno (tempo de mercado, localização, colaboradores, gestão, produção, entre outros).

OKR

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, isto é, objetivos e resultados chave. Basicamente, é uma metodologia que visa responder às seguintes perguntas:

  • onde eu quero chegar? — objetivos;
  • como eu vou saber que estou no caminho certo? — resultado chave.

Esse método se popularizou por ter sido utilizado na estratégia de crescimento do Google.

Em 1999, a empresa contava com apenas 40 colaboradores e passou para mais de 60 mil nos dias atuais. Isso significa que ela é eficaz para empresas de qualquer porte, desde pequenas até as grandes corporações.

Aliás, empresas como Netflix, Spotify, The Guardian e BMW também utilizam essa metodologia. O grande benefício do OKR é a sua clareza em definir o foco e as prioridades. Além disso, pode ser aplicado em diversos níveis, como:

  • organizacional — que guiará toda a empresa a um resultado;
  • departamental — estratégias direcionadas a cada time e podem ser mais específicas;
  • individual — ações focadas em melhorar o desempenho de cada membro da equipe. Podem ser quinzenais, mensais ou trimestrais.

Vejamos alguns exemplos de OKR:

  • OKR organizacional — objetivo: atuar em toda a região Sul do Brasil. Resultado chave: aumentar 32% em número de clientes ou, ainda, elevar em 15% o ticket médio;
  • OKR departamental — objetivo: aumentar as vendas. Resultado chave: melhorar a taxa de conversão em oportunidades e vendas para 25%;

OKR individual — objetivo: ser o melhor vendedor da equipe. Resultado chave: aumentar a taxa de sucesso no contato com clientes em 17%.

BSC

Assim como ocorre com os exemplos anteriores, BSC também é uma sigla. Nesse caso, é para Balanced Scorecard. Trata-se de uma ferramenta bastante útil para medir o progresso de uma empresa em relação às suas metas de longo prazo.

A propósito, é um dos métodos mais respeitados quando se trata de medição de desempenho. Também pode ser utilizada por empresas de todos os portes e setores.

A ideia central do BSC é agrupar as métricas de um negócio de acordo com objetivos estratégicos e enxergá-las de forma balanceada.

Então, é uma metodologia bastante simples e que oferece excelentes resultados. Outra vantagem é que ela pode ser utilizada em conjunto com outros métodos, como o OKR e análise SWOT.

Aprenda a fazer uma boa estratégia corporativa

como fazer uma estrategia corporativa

Agora que você já sabe da importância de traçar uma boa estratégia e viu alguns exemplos, é hora de entender como elaborar uma para a sua empresa.

Vale destacar que é crucial levar em consideração as necessidades e particularidades do seu negócio.

Somente assim você conseguirá conquistar grande vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Por isso, elaboramos um passo a passo. Confira!

Leve em consideração o planejamento

Conforme mencionamos no início, planejamento e estratégia são processos diferentes.

Ou seja, o planejamento é o ponto de partida para elaborar a estratégia corporativa. Afinal, nele estão todos os desafios e objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo.

Assim, é preciso se basear nessas diretrizes para traçar meios que ajudem a alcançar as metas. É comum que pequenos negócios não tenham planejamento, ao contrário das grandes corporações.

Se esse é o seu caso, então é necessário primeiro elaborar esse documento para, então, seguir os passos seguintes.

Observe o cenário

O planejamento é um material extremamente importante, mas não pode ser analisado sozinho.

Isso porque o cenário influencia diretamente a tangibilidade dos objetivos. Isso significa que o gestor precisa analisar o planejamento dentro do contexto do mercado.

Para isso, colete dados importantes para a sua empresa. Além disso, também reúna informações do negócio.

Lembre-se de que a estratégia deve ser baseada em dados reais e precisos. Caso contrário, não será capaz de guiar para conquistar os objetivos.

Selecione os indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho ou KPIs (Key Performance Indicator) são métricas e parâmetros que o gestor deve utilizar para medir, monitorar e gerenciar o comportamento da empresa. Ou seja, eles são essenciais para mensurar o progresso em qualquer área da empresa.

Existem vários KPIs e eles podem ser tanto quantitativos quanto qualitativos, dependendo do objetivo.

Há KPIs financeiros, para marketing, vendas, logística, produção, RH, entre outros. Isso significa que você pode acompanhar o desempenho de todos os setores do negócio.

Sendo assim, os indicadores possibilitam que o gestor tenha uma visão analítica da empresa e possa tomar decisões com base em dados reais. Alguns KPIs bastante utilizados são:

  • CAC — Custo de Aquisição de Cliente;
  • LTVLifetime Value ou valor de tempo de vida do cliente na empresa;
  • Rentabilidade;
  • Capacidade Produtiva;
  • Lucratividade;
  • Liquidez Corrente;
  • ROIReturn on Investment ou retorno sobre o investimento;
  • NPS — Net Promoter Score ou satisfação do cliente com o atendimento, serviços ou produtos;
  • Churn — percentual de cancelamento de clientes ou perda de receita em determinado período.

Trace metas SMART

SMART é uma metodologia de definição de metas que se baseia em 5 elementos:

  • S: specific ou específica — todos os envolvidos devem ter entendido claramente do que se trata. Por isso, as metas devem ser bem específicas;
  • M: measurable ou mensurável — deve ser possível acompanhar o progresso da meta e, ao final, identificar se foi alcançada;
  • A: attainable ou atingível — as metas devem ser atingíveis. Apesar de parecer óbvio, muitas empresas pecam nesse ponto, gerando uma grande frustração;
  • R: relevant ou relevante — uma meta que não gere resultados visíveis para a empresa dificilmente será seguida ou tratada como prioridade;
  • T: time based ou temporal — todas as metas devem ter prazo específico para serem concluídas.

Crie uma rotina de reuniões

Um dos aspectos de uma empresa bem sucedida é a comunicação eficiente entre líderes e equipe.

Por esse motivo as reuniões são tão importantes na estratégia corporativa. Com o passar do tempo, os colaboradores ou mesmo os gestores podem acabar desviando o foco dos objetivos, prejudicando a caminhada rumo às metas.

Para evitar que isso aconteça, mantenha uma rotina de reuniões para permitir uma sincronia de todos com a estratégia.

Também é importante que todo o time fique atualizado sobre o desenvolvimento dos projetos, conquistas e possíveis ajustes necessários.

Não é preciso fazer longas reuniões. Você pode, por exemplo, fazer encontros de apenas 10 ou 15 minutos no início do expediente para repassar as principais informações.

Ainda, elabore relatórios sobre o que foi discutido e encaminhe para o seu time. Isso garantirá que nenhum detalhe seja esquecido.

Avalie a estratégia

Além das reuniões com os colaboradores, é importante também fazer reuniões com os encarregados dos setores e com os outros responsáveis pela gestão.

Essas devem ser mais aprofundadas, levando em consideração as métricas e os indicadores. Também, devem ser para discutir os pontos fracos e fortes, oportunidades, desempenho e ações futuras.

Além disso, monitore e mensure constantemente os resultados.

Eles servirão não apenas para analisar se o que foi feito até então foi realmente eficaz ou se é preciso fazer ajustes como também são cruciais para tomar medidas antecipadas no caso de ameaças.

Portanto, criar e seguir uma estratégia corporativa é fundamental para o crescimento de um negócio.

Afinal, é por meio dela que sua empresa conquistará vantagem competitiva e se destacará no mercado.

Como resultado, atrairá mais clientes, elevará o ticket médio e terá lucros cada vez maiores. Por isso, não deixe de aplicar as dicas deste artigo e veja sua marca alavancar no cenário.Quer começar uma transformação em sua empresa?

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José Aquino

Especialista em Estratégia, Vendas, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, fez carreira como executivo em empresas de diferentes segmentos, inclusive fora do país. Curioso por natureza e interessado em compreender mais sobre o ser humano, também estudou Psicologia Positiva, Neurociência, Coaching e PNL. É palestrante da Semana Global do Empreendedorismo, integrou o Comitê de Capital Humano da Câmara Sueca de Comércio, é autor de dezenas de artigos e é co-autor do livro “Coaching: grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional”.

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